Uddae UEA

Webpalestra da Telessaúde/UEA sobre radiologia odontológica destaca importância da qualidade nas imagens diagnósticas

A Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino (Uddae), exibiu mais uma aula voltada à formação e atualização de profissionais da saúde. A webpalestra transmitida em 23 de abril teve como tema o “Padrão de Qualidade em Radiologias Odontológicas” e foi conduzida pela Prof.ª Esp. Myrian Sales Vieira.

Durante a apresentação, a professora destacou a importância da radiologia odontológica na prática clínica, ressaltando a necessidade de garantir a qualidade das imagens para que os diagnósticos e tratamentos sejam precisos. Foram abordados aspectos sobre a interpretação correta das radiografias, bem como as diferenças entre os métodos digital e analógico.

“A qualidade na radiologia odontológica está diretamente ligada ao uso de técnicas padronizadas, tanto em radiografias analógicas quanto digitais. Quando há erro técnico, há risco de erro na interpretação da imagem — e isso pode levar à indicação de um tratamento inadequado”, explica a professora especialista Myrian Sales Vieira.

A palestra integra as ações do projeto Teleodonto, uma ramificação da Telesaúde UEA, que busca ampliar o acesso à formação continuada para profissionais que atuam no interior do Amazonas. Assim como ocorre com a Teleenfermagem, a Teleodonto tem como missão democratizar o conhecimento e manter os profissionais do estado conectados com os docentes, alunos e residentes da UEA.

Por fim, a palestrante reforçou a importância da Teleodontologia como ferramenta para alcançar os profissionais que atuam no interior do estado. “Através da Telessaúde, conseguimos levar atualizações, aulas e discussões de casos clínicos, evitando que esses profissionais precisem se deslocar até a capital. É uma forma eficiente de manter todos conectados com o que há de mais recente na Odontologia”, disse.

“A Uddae tem se empenhado em fortalecer, com apoio do reitor André Zogahib, a formação continuada por meio da Telessaúde, levando conhecimento técnico e científico a todos os cantos do Amazonas. Ver comunidades indígenas, profissionais do interior e nossos alunos conectados em torno de temas tão importantes, como a qualidade em radiologia odontológica, reforça o papel da universidade na democratização do saber e na promoção da saúde com equidade”, complementou a Prof.ª Dra. Adriana Taveira, coordenadora da Uddae/UEA.

Comunidade indígena participa de aula

A palestra também foi acompanhada pela Aldeia Nova Esperança, localizada nas margens do rio Marau, em Maués, área de atuação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Parintins. Entre o público estavam técnicos em enfermagem, Agentes Indígenas de Saúde (AIS), agentes indígenas de saneamento básico, além de alunos e professores.

Para o enfermeiro Roni Anderson Tavares Ferreira, que atua há 15 anos nos programas de Telessaúde do Amazonas e é coordenador da saúde digital no DSEI Parintins, a participação da aldeia foi extremamente relevante. “Foi muito importante para que todos compreendessem o quanto a saúde digital pode colaborar na assistência em locais remotos, trazendo conhecimento atualizado de forma rápida e aproximando a comunidade da educação em saúde sem que precise sair de sua zona de conforto”, destacou.