Inscrições para a 1ª turma iniciam em 31 de outubro e encerram no dia 7 de novembro de 2024
A Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino (UDDAE), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Governo do Estado do Amazonas, a Sociedade Amazonense de Pediatria e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS-AM), divulga as inscrições para o Curso de Vigilância em Saúde Infantil e Imunização em Contexto de Emergência e Mudanças Climáticas no Amazonas (Vigilância Nutricional). O curso será ofertado na modalidade Ensino a Distância pelo AVA/UEA.
Serão ofertadas vagas para três turmas. A 1ª turma abre inscrições no dia 31 de outubro e encerra no dia 7 de novembro de 2024. As aulas iniciam no dia 11 de novembro e encerram no dia 10 de janeiro de 2025.
A 2ª turma tem o prazo de inscrições entre 13 de janeiro e 17 de janeiro de 2025. Aulas iniciam em 20 de janeiro de 2025 e encerram em 21 de março de 2025.
As inscrições para a 3ª turma acontecerão de 24 de março de 2025 a 28 de março de 2025. Aulas seguem de 31 de março a 30 de maio de 2025.
“A Universidade do Estado do Amazonas por meio da Telessaúde UEA, UNA-SUS UEA, que integram a UDDAE, possibilita que tal conteúdo alcance os profissionais da saúde de todos os municípios do Amazonas e de áreas indígenas, contribuindo para o enfrentamento dos principais agravos gerados pelas mudanças climáticas nas áreas de difícil acesso”, afirmou a Prof.ª Dra. Adriana Taveira, coordenadora da Telessaúde UEA/UDDAE.
A realização do curso ressalta a importância do papel que a UEA desempenha nas ações de saúde, integrando ensino, pesquisa e extensão para promover o bem-estar social.
Além de formar profissionais qualificados, a UEA desenvolve pesquisas inovadoras e promove capacitações que impactam diretamente a sociedade. Ao conectar o conhecimento científico às necessidades da comunidade, a universidade fortalece o sistema de saúde, amplia o acesso à informação e incentiva práticas de prevenção.
Sobre o curso
A capacitação é essencial à luz do contexto desafiador da região Norte do Brasil, evidenciado pelo persistente problema da fome, desigualdade social, vulnerabilidade e ainda anemia e a má nutrição, como a obesidade e a desnutrição.
Estudos como o “Mapa da Fome no Brasil: Estudos de caso na Amazônia Legal” do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o relatório “Saúde dos Povos Indígenas no Brasil” do Ministério da Saúde, corroboram a urgência de políticas públicas e intervenções eficazes para lidar com essas questões.

Link para inscrição: https://forms.gle/B35JxDW5eNhBCvZT7
Link para o curso: https://avauea.uea.edu.br/login/
Para aqueles que não possuem a extensão @uea.edu.br:
Para dúvidas envie mensagem para o número: (92) 98461-4702