Pela primeira vez na região Norte, a programação do 31° Encontro da Rede UNA-SUS reúne coordenadores, representantes e técnicos de 35 instituições de ensino superior que compõem a Rede UNA-SUS e a Secretaria Executiva da UNA-SUS e tem como objetivo discutir propostas e desafios da educação permanente em saúde, a fim de contribuir para a formação e qualificação dos trabalhadores no âmbito do SUS.
O evento iniciou, nesta terça-feira (17/9), em Manaus, sob o tema central “Inovações tecnológicas na educação em saúde: transpondo barreiras para integralidade do cuidado em vazios assistenciais” e segue até o dia 20 de setembro. O encontro é realizado pela Secretaria Executiva da Rede Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A solenidade de abertura aconteceu no Centro Cultural dos Povos da Amazônia e contou com a presença de representantes das instituições participantes.
Para a diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Lívia Milena Barbosa, é importante que o encontro esteja acontecendo no Amazonas, para que seja feito contato direto com a realidade da região no âmbito da saúde.
“A UNA-SUS é uma rede consolidada, mas que, sem dúvidas, tem desafios que são renovados a cada ciclo histórico. Por isso encontros como esse são tão importantes. Sabemos que podemos contar com essa rede tão comprometida”, afirmou.
Parceria
Representando o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, a coordenadora do núcleo de Telessaúde e da Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino (Uddae), Prof.ª Dra. Adriana Taveira, ressalta que todas as iniciativas discutidas no encontro precisam refletir no cuidado aos pacientes, especialmente ribeirinhos e indígenas da região.
“Desejo a todos um excelente evento e que este encontro traga muitos frutos. Estamos com uma expectativa alta por ser o primeiro realizado na região Norte, mas na certeza de que será o primeiro de muitos. Que a realização de grandes eventos no Norte do país torne-se, cada vez mais, frequente e natural”, comentou.
Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam, Prof.ª Dra. Adriana Malheiro, a parceria entre as instituições é fundamental para que iniciativas em prol da sociedade possam ser construídas.
“O SUS é extremamente relevante para a sociedade. Por isso, precisamos avançar na qualidade dos cuidados na área da saúde. E temos avançado muito. Quando falamos em inovação, estamos falando de uma entrega, uma melhora para a população”, pontuou.
Durante a abertura, aconteceu o lançamento do livro “Inovações tecnológicas na educação em saúde: transpondo barreiras para integralidade do cuidado em vazios assistenciais”, organizado pela Prof.ª Dra. Cássia Rozária, Prof.ª Dra. Kellen Gasque, Prof.ª Dra. Shirley Passos, Prof. Dr. Yan de Freitas e Prof.ª Dra. Adriana Taveira.
Um momento cultural encerrou a solenidade de abertura, com a apresentação do Grupo de Metais e Percussão da Orquestra Sinfônica da UEA, projeto coordenado pelo professor Vadzim Ivanou. Foram apresentadas seis canções brasileiras.





