A Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino da Universidade do Estado do Amazonas (UDDAE/UEA) marcou presença no 4º Encontro Anual de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (ENAEPE), realizado entre os dias 4 e 6 de agosto no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus. Com um estande interativo, a equipe da UDDAE apresentou iniciativas que articulam ensino, pesquisa e extensão com impactos diretos na saúde e no bem-estar de populações urbanas e rurais do estado.
A participação da UDDAE no evento reforça o compromisso da UEA com uma universidade socialmente referenciada e com ações transformadoras em saúde, educação e cidadania. Durante a programação, o estande recebeu a visita de dezenas de estudantes, professores e técnicos das diferentes unidades acadêmicas da UEA, tanto da capital quanto do interior. A interação com o público promoveu a troca de experiências, o fortalecimento do vínculo entre as unidades e o reconhecimento da importância das ações desenvolvidas pela UDDAE no contexto da formação docente, pesquisa, inovação e extensão universitária.





Entre os destaques da participação da UDDAE, houve a divulgação do Projeto “PET Saúde Equidade: empoderamento de trabalhadoras do SUS frente à violência e promoção da saúde mental”, fruto de um convênio entre a UEA e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vinculado ao programa PET Saúde Equidade, do Ministério da Saúde. A iniciativa promove encontros de relaxamento, dança, consciência corporal e oficinas de saúde voltadas à promoção da saúde mental. Também são realizadas oficinas de conscientização para prevenção de violências que afetam trabalhadoras da saúde.
Ações de impacto social
Outra inovação apresentada no estande da UDDAE foi o projeto de Telessaúde com equipamento móvel, voltado à ampliação do acesso aos atendimentos especializados no interior do Amazonas. Durante o evento, o público pôde conhecer a ‘Maleta’ de Telessaúde, um dispositivo portátil que viabiliza consultas com especialistas como cardiologistas, otorrinolaringologistas, dermatologistas e oftalmologistas. O projeto busca compreender o impacto da tecnologia na saúde de populações que vivem longe dos grandes centros urbanos e que enfrentam dificuldades para acessar atendimentos médicos especializados.
Além da demonstração do equipamento móvel, os visitantes do estande puderam conhecer melhor os serviços de Telessaúde ofertados por meio da UDDAE, com destaque, também, para a Teleodontologia e a Telenfermagem, que se consolidam como braços fundamentais dessa estratégia. A Telessaúde UEA tem se mostrado uma ferramenta oportuna para a promoção do cuidado em saúde e para o fortalecimento da atenção básica, especialmente em regiões de difícil acesso, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de populações localizadas em áreas remotas.


As coordenadoras da Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino, Profª. Dra. Adriana Taveira e Profª. Dra. Cássia Silva, destacaram o papel estratégico da UDDAE e da Telessaúde dentro da UEA e ressaltaram a importância da participação em espaços institucionais como o ENAEPE.
“Estar presente no ENAEPE é uma forma de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela UDDAE e fortalecer o nosso papel na formação docente, no apoio pedagógico e na construção de uma universidade comprometida com a transformação social. Essa troca com a comunidade acadêmica amplia o alcance das nossas ações e reafirma nosso compromisso com a qualidade do ensino. Tudo isso só é possível graças ao apoio da gestão superior da universidade, por meio do reitor Prof. Dr. André Zogahib e da vice-reitora Profª. Dra. Kátia Couceiro, que têm incentivado a valorização da formação docente e a integração entre ensino, pesquisa e extensão”.