O projeto promove sessões a cada 15 dias, com distribuição de pipoca aos participantes. Os alunos escolhem, via enquete na rede social, os filmes que serão exibidos
O Cine Uddae voltou a movimentar a comunidade acadêmica da ESA/UEA com a exibição do filme Wicked, em sessão realizada no auditório Sumaúma nesta sexta-feira (9/5). Promovido pelo Núcleo Humanístico da Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino (Uddae), o projeto oferece um espaço de lazer e integração entre estudantes, docentes e servidores da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA).
Aberto a estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos, o Cine Uddae tem como objetivo promover o bem-estar por meio da arte e do entretenimento. A sessão foi marcada por descontração e troca de experiências entre os participantes, fortalecendo os laços dentro da unidade.
A proposta da iniciativa é, além de oferecer um espaço de acolhimento, incentivar práticas de cuidado com a saúde mental e emocional no ambiente universitário. O sucesso da sessão reforça a importância de ações culturais no cotidiano da ESA/UEA. É o que explica a coordenadora do projeto, Prof.ª Ma. Maria Coelho Prata.
“Essa é mais uma estratégia do nosso núcleo humanístico para atrair os alunos durante o intervalo do almoço e trabalhar a saúde mental, oferecendo um momento de relaxamento. Ao final da sessão, muitos nos dizem que entraram se sentindo mal e saíram melhores, mais leves, felizes. Quando a saúde mental está em dia, tudo flui com mais naturalidade”, afirmou.
Segundo a coordenadora da Uddae/UEA, Prof.ª Dra. Adriana Taveira, o retorno do Cine Uddae representa muito mais do que uma simples sessão de cinema:
“Trazer o cinema para dentro da universidade é uma maneira de promover o bem-estar, valorizar a saúde mental e transformar a universidade também em um espaço de lazer e acolhimento. Essa é uma iniciativa incentivada pelo reitor André Zogahib e pela vice-reitora Kátia Couceiro.
A arte, especialmente o cinema, tem um papel importante na formação humana. Ela nos convida a refletir, a ver o mundo de outras perspectivas e a amadurecer como pessoas — e isso impacta diretamente na qualidade do profissional que estamos formando”, afirmou a professora.
O Cine Uddae promove sessões a cada 15 dias, com distribuição de pipoca aos participantes. Os alunos escolhem, via enquete na rede social, os filmes que serão exibidos.
Para João Victor da Silva Ramos, estudante do 6º período de Medicina da ESA/UEA, a iniciativa contribui para o bem-estar dos futuros profissionais da saúde:
“Quando a gente fala em saúde, em geral, nós, que estamos estudando para ser profissionais da área, pensamos muito no paciente — em como levar saúde ao outro. Mas eu acredito que o Cine Uddae é uma forma de a gente também se cuidar enquanto estudante aqui dentro da ESA.
Esse momento de cultura, de conforto, de lazer dentro da universidade é essencial, já que passamos o dia inteiro aqui. A ESA é como uma segunda casa, e tornar esse espaço também um ambiente de acolhimento faz toda a diferença”, salientou.
Núcleo Humanístico da Uddae
O núcleo desenvolve uma série de iniciativas que buscam tornar a universidade um ambiente mais acolhedor e saudável.
Além do Cine Uddae, entre as ações permanentes está o Cantinho do Sossego, um espaço dedicado ao relaxamento dos alunos. No local, o uso de celular é proibido, justamente para garantir um momento de desconexão e descanso genuíno. Aberto a partir das 11h30, o espaço funciona mediante agendamento, permitindo que os estudantes descansem por cerca de 30 minutos em um ambiente tranquilo.
O núcleo também realiza, a cada semestre, atividades em parceria com atléticas e com centros acadêmicos. Nessas ocasiões, são promovidas ações com karaokê, dança, jogos interativos e momentos de confraternização.
Além disso, o calendário do Núcleo Humanístico contempla eventos temáticos em datas comemorativas, como Carnaval e festas juninas, sempre com o propósito de fortalecer os vínculos e promover um ambiente universitário mais humano e integrador.